7/06/2021 9:17 pm

Aplicativo idealizado pela Sepe e Imesc trará informações e economia para a Sagrima

O secretário de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva, e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Sérgio Delmiro, formalizaram, na tarde desta segunda-feira (7), um acordo de cooperação para a utilização, por parte dos técnicos da Sagrima, da plataforma “Imesc Amplo”, um aplicativo de monitoramento de indicadores dos municípios maranhenses, idealizado e gerenciado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Sepe.

Com o uso do aplicativo, a Sagrima vai fornecer, aos colaboradores e aos produtores rurais maranhenses, uma série de informações relevantes e atualizadas sobre a agropecuária e a piscicultura, facilitando a tomada de decisões e a melhor utilização dos investimentos.

“Essa parceria tem o objetivo de fornecer informações gerenciais para que a produção agropecuária e a produção da piscicultura do Maranhão possa ocorrer de forma monitorada, controlada e gerenciada, com maior produtividade, para beneficiar os trabalhadores do setor e gerar mais emprego e renda, como é o desejo e a recomendação do governador Flávio Dino”, ressaltou o secretário de Programas Estratégicos, Luis Fernando.

Plataforma

O Imesc Amplo é um aplicativo que monitora indicadores dos municípios maranhenses, fortalecendo a sistematização e a implementação de políticas públicas. Ele é disponibilizado via aplicativo, que pode ser acessado por meio de um navegador em qualquer celular, sem a necessidade de instalação.

Segundo o secretário Luis Fernando, a plataforma permite a construção de uma base de dados personalizada, de acordo com a necessidade dos órgãos e secretarias do Estado. “O Imesc Amplo oferece um conjunto de informações que auxiliam gestores públicos na tomada de decisões estratégicas e no planejamento de ações. Um outro fator importante é que os formulários podem ser acessados de forma offline, o que auxilia na coleta de dados em todos os cantos do Maranhão”, reforçou o secretário de Programas Estratégicos.

O presidente do Imesc, Dionatan Carvalho, informou que o Imesc Amplo realiza desde pesquisas georreferenciadas até a coleta de dados. “A ferramenta é adaptável, o que facilita na criação de pesquisas específicas e de formulários offline, permite o cadastramento de pesquisadores e usuários, além da inclusão de imagens e a exportação dos dados tanto em formato excel como web”.

Sérgio Delmiro, secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, ressaltou que além de ampliar o monitoramento das atividades da Sagrima, a utilização do Imesc Amplo vai promover economia aos cofres públicos, já que atualmente a secretaria utiliza uma ferramenta paga. E com a necessidade de ampliar o alcance dos trabalhos desenvolvidos, os gastos com licenças também aumentariam, o que não mais será necessário com a ferramenta desenvolvida por uma equipe dentro do Governo do Estado.

“Com essa ferramenta vamos fazer um monitoramento mais efetivo das atividades e com a participação de um número maior de usuários, além de fornecer dados tanto dos trabalhos que nós desenvolvemos, como também das atividades dos programas “Mais Produção” e “Mais Pescado”, desenvolvidos pelo Governo do Estado.

DataImesc

Além do Imesc Amplo, que é destinado para gestores públicos, o Imesc também possui a plataforma DataImesc, que permite o acesso de toda a sociedade a um banco de dados com indicadores no âmbito Nacional, Regional, Estadual e também municipal, e pode ser acessada no endereço: http://dataimesc.imesc.ma.gov.br/.