28/11/2013 8:57 pm

Governo e Codevasf autorizam instalação de 100 Sistemas de Abastecimento de Água em 21 municípios

Secretários João Abreu e Cláudio Azevedo e o superintendente da Codevasf, no Maranhão, João Batista Martins, assinam a Ordem de Serviço

Secretários João Abreu e Cláudio Azevedo e o superintendente da Codevasf, no Maranhão, João Batista Martins, assinam a Ordem de Serviço

Cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural de 21 municípios maranhenses serão beneficiadas com a implantação de 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), do Programa Água para Todos. A Ordem de Serviço e o contrato para implantação dos sistemas foram assinados pelo secretário Chefe da Casa Civil, João Abreu, representando a governadora Roseana Sarney; pelo superintendente da Codevasf, no Maranhão, João Batista Martins; e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, na tarde desta quarta-feira (26), em ato com dezenas de prefeitos, deputados e outras lideranças, no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

Dezenas de prefeitos, secretários e deputados participaram do ato no Palácio dos Leões

Dezenas de prefeitos, secretários e deputados participaram do ato no Palácio dos Leões

O secretário João Abreu lembrou que essa é a primeira etapa do programa de implantação dos sistemas de abastecimento, que vai alcançar um número bem maior de municípios. “Nós esperamos que essa parceria entre o Governo do Estado e a Codevasf se fortifique ainda mais, no sentido de sanar um problema grave que temos no estado, que é a falta de água. Nós unimos esforços para que os recursos sejam melhor disponibilizados, visando, cada vez mais, a melhoria da qualidade vida das populações menos atendidas”, ressaltou o secretário João Abreu.

Secretário João Abreu ressaltou que que essa é a primeira etapa do programa de implantação dos sistemas de abastecimento

Secretário João Abreu ressaltou que que essa é a primeira etapa do programa de implantação dos sistemas de abastecimento

O programa Água para Todos é realizado no Maranhão pela 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima). O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que foi uma determinação da governadora Roseana instalar a Codevasf no Maranhão, e que a assinatura da Ordem de Serviço é para execução imediata do programa nos 21 municípios contemplados.

“O objetivo dessa parceria é atender um dos pontos mais demandados que temos no Maranhão, que é a falta de água, principalmente nas comunidades rurais, o que se agravou com a estiagem dos últimos dois anos. Além disso, em parceria com a Codevasf, por meio do Programa Água para Todos, nós já instalamos mais de 5 mil cisternas em vários povoados rurais, levando às pessoas sem acesso a água de qualidade”, afirmou Cláudio Azevedo. Presentes os deputados Magno Bacelar  e Hemetério Weba, além de prefeitos e secretários dos municípios beneficiados.

Claudio Azevedo destacou avanços obtidos com o Água para Todos no Maranhão

Claudio Azevedo destacou avanços obtidos com o Água para Todos no Maranhão

O superintendente da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins, detalhou as etapas desta fase do programa. “As empresas responsáveis pela elaboração dos projetos executivos já estão em campo para colher as informações junto às prefeituras municipais, e o próximo passo será a demarcação das áreas onde os poços serão perfurados, para que já se possa iniciar o trabalho a partir do mês de dezembro”. Ele contou que mais de 1000 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água serão implantados em todo o estado.

O prefeito de Arari, Djalma Melo, afirmou que a parceria entre os Governos Federal e Estadual e os municípios tem sido fundamental para melhorar a vida da população. “Estamos felizes com mais esse convênio, pois nós já tivemos a oportunidade de instalar em Arari mil cisternas, com 16 mil litros de água em cada uma, e isso está ajudando a população. E agora recebemos 6 Sistemas de Abastecimento, o que vai contribuir ainda mais, para melhorar o sistema de água para aqueles que mais precisam”.

“Sabemos que a prioridade do ser humano é a água e nós ficamos muito satisfeitos em ter o município de Bom Jesus das Selvas contemplado com os sistemas de abastecimento, e o Programa Água para Todos vai ajudar muito na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, completou a prefeita Cristiane Damião, de Bom Jesus das Selvas.

Municípios beneficiados

Os Sistemas de Abastecimento implantados pela Codevasf, no total de 100, beneficiarão cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural de 21 municípios. São eles: Aldeias Altas, Buriti Bravo, Água Doce do Maranhão, São João do Sóter, Lagoa do Mato, Timon, Coroatá, Codó, Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte, São Mateus do Maranhão, Zé Doca, Bom Jesus das Selvas, Arari, Viana, Vargem Grande, Lago da Pedra, Santa Filomena do Maranhão, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Vitorino Freire.

Além dos 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, mais 79 serão licitados pela Sagrima, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, e outros 850 pela Superintendência da Codevasf do Maranhão, que vai atender os 147 municípios que estão sob a área de atuação do órgão federal e inseridos nas bacias dos rios Itapecuru, Parnaíba e Mearim.

_____

Fonte: Secom | Texto: Stephanie Coutinho | Fotos: Antônio Martins

Data de Publicação: 28/11/13

Marca da SAGRIMA

 

 

A Missão da SAGRIMA é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio, através de ações programadas que visem o aumento da produção e da produtividade de grãos, proteína vegetal e animal e fibras, da infraestrutura produtiva, a proteção e defesa agropecuária, da pesca e aquicultura e estabelecer mecanismos para orientar as decisões de agentes econômicos, produtores, comerciantes, importadores e outros, na alocação alternativa de recursos, e desenvolver e corrigir as falhas do mercado.

Contatos

Fones:

+55 (98) 3218-9700

+55 (98) 3218-9701

E-mails:

gabinete.sagrima@sagrima.ma.gov.br

Assessoria de Comunicação

ascom@sagrima.ma.gov.br

Endereço

Edifício Via Manhattan – 9º e 10º andares
Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35
Jd. Renascença

CEP: 65075-340

São Luís – Maranhão

Atendimento ao Público

Segunda a Sexta, entre 13h e 19h

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI