20/07/2021 4:04 pm

Governo entrega mais 285 motores para incentivar pesca no Maranhão

Governador entregou motores para incremento da pesca artesanal (Foto: Karlos Geromy)

ais uma etapa da ação de reforço à atividade da pesca no Maranhão, foram entregues 285 motores para canoa, contemplando 19 municípios. As entregas, conduzidas pelo governador Flávio Dino nesta terça-feira (20) no Palácio dos Leões, são parte do programa Comida na Mesa, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), e integram as políticas da gestão para estímulo aos pequenos produtores da pesca artesanal no estado.

“Infelizmente, temos um país muito desigual e injusto e essa circunstância terrível da pandemia trouxe uma série de consequências, entre as quais, o crescimento da insegurança alimentar e da fome. Enfrentamos isso com muita coragem e determinação. Temos editais de compra dos produtos da agricultura familiar e a entrega de equipamentos. Esses motores vão ampliar a produtividade e com isso, gerar qualidade de vida a esta importante categoria de trabalhadores do Maranhão”, avaliou o governador Flávio Dino.

O governador enumerou as ações do programa Comida na Mesa como a garantia do gás de cozinha para milhares de famílias, os Restaurantes Populares servindo alimentação a famílias de baixa renda, entrega de milhares de cestas básicas todos os dias e ações de apoio ao trabalho e renda.

As cidades beneficiadas com esta entrega foram Amapá do Maranhão, Axixá, Bacabeira, Bequimão, Buriti, Carutapera, Godofredo Viana, Guimarães, Itapecuru Mirim, Luís Domingues, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Rosário, Santa Helena, São Bento, São José de Ribamar, São Luiz Gonzaga, São Vicente Férrer e a capital São Luís. Serão 20 instituições contempladas nestas cidades.

Governador Flavio Dino e Secretários de Estado

“Esses motores vão, com certeza, beneficiar muitos pescadores que precisam desse incentivo para potencializar a atividade da pesca”, avaliou o prefeito de Carutapera, Airton Marques. Para o prefeito de Rosário, Calvet Filho, a entrega “representa muito para a categoria de pescadores, que foi muito afetada pela pandemia e agradeço ao governador pela sensibilidade de olhar por eles, mostrando que têm vez e voz”.

A prefeita de Amapá do Maranhão, Nelene Gomes ressaltou que “só tem a agradecer essa parceria com o Governo do Estado, que vem, a cada dia, melhorar a situação dos municípios e um exemplo é a entrega destes motores que vão melhorar ainda mais a atividade pesqueira na nossa região”. Mais de 47 mil pescadores vivem exclusivamente da pesca artesanal no Maranhão, aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atividade tem papel fundamental na geração de mão de obra e renda para milhares de famílias de baixa renda.

Presentes ao evento, o vice-governador Carlos Brandão; os secretários de Estado de Governo (Segov), Diego Galdino, da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago, da Educação (Seduc), Felipe Camarão, adjunto da Comunicação Social (Secom), Ednaldo Neves, do Trabalho e Renda (Setres), Jowberth Alves, da Agricultura e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro; a secretária chefe da Assessoria Especial do Governador, Joslene Rodrigues; membro da Colônia de Pescadores de Santa Helena, Lourdiane Cantanhede; do Sindicato de Pescadores de Pinheiro, Fabrícia Durans; os prefeitos Oswaldo Gomes (Guimarães) e João Martins (Bequimão).