25/11/2015 8:47 pm

Governo implanta Sistema de Informações Gerenciais e Inteligência Territorial Estratégica do Maranhão

 

Com o objetivo de estabelecer parceria para viabilizar o desenvolvimento do sistema de informação chamado Sítio Web Maranhão, os secretários do Planejamento e Orçamento (Seplan), Cynthia Mota Lima, e da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Márcio Honaiser, assinaram um termo de cooperação técnica, na manhã da últimaterça-feira (24). O projeto possibilitará a implantação de um ambiente virtual, que atuará como base de dados territoriais do estado, com ênfase na produção e no abastecimento.

O Sítio Web reunirá em um ambiente informações relacionadas à produção agropecuária do estado, com bancos de dados numéricos, cartográficos e iconográficos (fotos aéreas, imagens de satélites e de radar).

Será responsável também, pelo monitoramento dos projetos temáticos nos setores de meio ambiente, agricultura, socioeconômico e de abastecimento. Entre as fontes de informação para o sistema, estão a Receita Estadual-MA, Ceasa/Cohortifrut, IBGE, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), além das secretarias e órgãos vinculados que compõem o Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB)        .

Para o secretário Márcio Honnaiser, o sistema será fundamental para embasar as políticas agropecuárias do estado. “O Sítio Web será uma importante ferramenta de sistematização de informação e de gestão territorial estratégica, subsidiando nosso trabalho voltado para cadeias produtivas, agropolos e as demais ações em andamento e previstas para o próximo ano”, enfatizou.

O repositório será uma ferramenta gerida pela Sagrima, em parceria com o Sepab, além da utilização estratégica por parte dos órgãos do governo voltados para o setor produtivo, será uma importante fonte de informações para produtores, técnicos e a sociedade em geral sobre monitoramento territorial, uso e da ocupação produtiva das terras no Maranhão.

De acordo com a titular da Seplan, Cynthia Mota Lima, este será mais um ponto positivo na estrutura estadual, pois se trata de mais um canal de comunicação de uma importante área, que é a Agricultura. “A Seplan já está dando total apoio ao projeto, por meio da Secretaria Adjunta de Tecnologia da Informação (Seati), que sem dúvida nenhuma, virá para complementar as ações da área da Agricultura e Pecuária do Estado, proporcionando muita informação, principalmente para as pessoas que trabalham na área aqui no Maranhão”, ressaltou a secretária.

Marca da SAGRIMA

 

 

A Missão da SAGRIMA é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio, através de ações programadas que visem o aumento da produção e da produtividade de grãos, proteína vegetal e animal e fibras, da infraestrutura produtiva, a proteção e defesa agropecuária, da pesca e aquicultura e estabelecer mecanismos para orientar as decisões de agentes econômicos, produtores, comerciantes, importadores e outros, na alocação alternativa de recursos, e desenvolver e corrigir as falhas do mercado.

Contatos

Fones:

+55 (98) 3218-9700

+55 (98) 3218-9701

E-mails:

gabinete.sagrima@sagrima.ma.gov.br

Assessoria de Comunicação

ascom@sagrima.ma.gov.br

Endereço

Edifício Via Manhattan – 9º e 10º andares
Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35
Jd. Renascença

CEP: 65075-340

São Luís – Maranhão

Atendimento ao Público

Segunda a Sexta, entre 13h e 19h

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI