15/09/2015 1:47 pm

Governo participa de seminário sobre agricultura de baixo carbono

 

 

 

 

 

 

 

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Agricultura e Pecuária, Agricultura Familiar e Meio Ambiente, participou do 1º Seminário de Sensibilização do ABC Cerrado, na cidade de Presidente Dutra, no último sábado,12. O encontro foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Embrapa e Ministério da Agricultura, com o apoio do Governo do Estado, e tem como objetivo divulgar as ações de capacitação de produtores e gestores de fazendas, do bioma Cerrado, sobre Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC), política de estado que busca uma produção agropecuária mais sustentável.

Além da Sagrima, que é coordenadora, também compõem o grupo gestor do Plano ABC no Maranhão os seguintes órgãos: Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), Secretarias de Agricultura Familiar, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), UEMA, IFMA, Sistema FAEMA/SENAR, Federação dos Trabalhadores Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema) e Bancos do Brasil, do Nordeste e da Amazônia.

Durante o seminário, produtores, técnicos, dirigentes sindicais, secretários municipais de agricultura e prefeitos participaram de palestras técnicas sobre temas relacionados, como recuperação de pastagens degradadas e integração lavoura-pecuária-floresta, além de compartilharem experiências bem-sucedidas. Para o coordenador do Grupo Gestor do Plano ABC no estado e representante da Sagrima, Luiz Coelho, o evento é um passo importante para a difusão da prática do estado e antecede outras várias ações nesse sentido. “O sucesso desse evento é resultado da mobilização conjunta do grupo gestor e dos órgãos do governo. Muitas informações importantes foram compartilhadas e, nos próximos eventos, buscaremos uma conscientização ainda mais ampla sobre esse modelo sustentável de agricultura”, ressaltou.

Entre as próximas iniciativas do Grupo Gestor do Plano ABC, está a capacitação de 240 técnicos em oito eventos, ainda este ano, sobre recuperação de pastagens degradas, integração lavoura pecuária florestas, plantio direto e florestas plantadas, além de cursos e dias de campo.

Fotos: Assessoria FAEMA/SENAR

Marca da SAGRIMA

 

 

A Missão da SAGRIMA é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio, através de ações programadas que visem o aumento da produção e da produtividade de grãos, proteína vegetal e animal e fibras, da infraestrutura produtiva, a proteção e defesa agropecuária, da pesca e aquicultura e estabelecer mecanismos para orientar as decisões de agentes econômicos, produtores, comerciantes, importadores e outros, na alocação alternativa de recursos, e desenvolver e corrigir as falhas do mercado.

Contatos

Fones:

+55 (98) 3218-9700

+55 (98) 3218-9701

E-mails:

gabinete.sagrima@sagrima.ma.gov.br

Assessoria de Comunicação

ascom@sagrima.ma.gov.br

Endereço

Edifício Via Manhattan – 9º e 10º andares
Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35
Jd. Renascença

CEP: 65075-340

São Luís – Maranhão

Atendimento ao Público

Segunda a Sexta, entre 13h e 19h

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI