7/10/2021 5:27 pm

Governo realizou o II Encontro do Agronegócio Maranhense durante a I Feagro de Imperatriz

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), realizou, durante o 3º dia da Feira do Agronegócio de Imperatriz (Feagro), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, o II Encontro do Agronegócio Maranhense, com temáticas envolvendo o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental.

Os temas palestrados durante o evento foram: desafio da produção sustentável; gestão socioambiental da propriedade rural; programa de gestão socioambiental e certificação; realizações de infraestrutura no Maranhão; regularização ambiental e certificação; implicações jurídicas na implementação do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) sob a propriedade rural; comercialização de produtos agropecuários no bioma amazônicos; e governança socioambiental da indústria da soja brasileira.

Após todas as palestras, aconteceu uma mesa redonda dirigida pelo secretário da Sagrima, Sérgio Delmiro, que abriu o espaço para perguntas do público direcionadas aos palestrantes, que esclareceram as diversas dúvidas sobre os assuntos abordados no encontro. “O evento mostra a pujança do agronegócio maranhense, que vem crescendo muito em vários setores de grãos, pecuária, em celulose, então mostra que realmente a cadeia está se organizando e que traz um imenso futuro aqui para essa região”, relatou o presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcelo Brito, um dos palestrantes.

Palestrantes

O presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcelo Brito; o coordenador do Soja Plus-MA, Mateus Eusébio; a superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Gisela Introvini; o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto; o superintendente de Recursos Florestais da SEMA, Fábio Henrique; a advogada, mestre em Meio Ambiente e doutora em Políticas Públicas, Lourena Saboia; o diretor técnico da Niceplanet Geotecnologia, Jordan Timo Carvalho; e o diretor de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Machado.

Estiveram presentes no evento, além de todos já citados, o secretário da Sagrima, Sérgio Delmiro, e equipe técnica; o presidente do Sinrural, Afonso Danda; secretários municipais da região; produtores; estudantes, dentre outros.

Em resumo do evento, o secretário Sérgio Delmiro enfatizou: “o Maranhão só tem a ganhar com esse diálogo e com essa porta aberta de conversa com o produtor, de conversa com pecuarista, e o Governo do Estado do Maranhão está disponível para estar alavancando ainda mais esse setor importantíssimo, que é setor primário da agropecuária do nosso Estado”.