II Sagrifeira e o fortalecimento da feira popular sustentável na ilha de São Luís

A segunda edição da Sagrifeira superou todas as expectativas. Nessa sexta-feira (30), produtores rurais expuseram o que de há de melhor em produtos orgânicos e fresquinhos., artesãos apresentaram obras que atraíram a atenção do público pela originalidade, criatividade e variedade, apresentações culturais garantiram a animação do evento e o público aproveitou cada momento da feirinha comprando produtos ou apenas prestigiando o sucesso do evento realizado no estacionamento do Centro Administrativo do Estado do Maranhão.

A Sagrifeira foi pensada para fortalecer a implantação da feira popular sustentável e servir de meio ao comércio dos produtos da agricultura familiar. A estrutura contou com barracas de vendas dos produtos rurais e de comidas locais, além de espaço para manifestações culturais maranhenses.

A iniciativa do Governo do Estado coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) incentiva a produção e valoriza os esforços dos agricultores familiares do Agropolo da ilha.

O Agropolo da ilha é uma estratégia da SEPAB – Sistema Estadual de Produção e Abastecimento envolvendo os 4 municípios: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar, somando ações de forma integrada visando fomentar a produção de hortifrúti, avicultura caipira, suinocultura e aquicultura.

Além de estimular o escoamento da produção agrícola de produtos oriundos dos Agropolos da ilha, do Programa Mais Produção, gerando assim mais emprego e renda, a iniciativa foi pensada para fortalecer a implantação da feira popular sustentável e servir de meio ao comércio dos produtos da agricultura familiar, unindo a produção familiar à gastronomia maranhense, artesanato e atrações culturais em um espaço de qualidade e diversidade produtiva local.

Durante o evento: Além dos produtores comercializando seus produtos, Houve show de talentos, desfile de garota e garoto Sagrifeira e show do grupo magia.

Indiscutivelmente, a II Sagrifeira foi um sucesso. A expectativa, agora, gira em torno da terceira edição que promete ser ainda melhor.

Confira as imagens na integra.