Mais Sementes e Mudas

O QUE É O PROJETO MAIS SEMENTE E MUDAS

O PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” é um Projeto do Governo do Estado do Maranhão  sob a coordenação da SAGRIMA- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca em parceria com a SAF-Secretaria de Agricultura Familiar por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP) cujo objetivo é Fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético propiciando assim, o aumento da produção/produtividade das culturas  para elevar o nível de renda dos agricultores (as) familiares.

O PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” incentivará  a produção de  culturas anuais como o feijão, o arroz, o milho, mandioca, hortaliças e frutíferas em geral, introduzindo novas tecnologias a fim de garantir a continuidade da produção e consequentemente o aumento da produtividade e a rentabilidade média do produtor, desmistificando a produção desses cultivos vinculados apenas à agricultura de subsistência.

Visa ainda, o aumento do produto interno bruto (PIB) do Estado do Maranhão.

Clique aqui para ir para o sistema MAIS SEMENTES E MUDAS

COMO FUNCIONA

A Sagrima credenciará as organizações parceiras: AGERP, Secretarias de Agricultura dos municípios e Sindicatos de Trabalhadores (as) Rurais  no software do PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” e autoriza em seguida para procederem o cadastramento dos agricultores (as) demandantes  de sementes e mudas .

As Organizações parceiras só poderão ser credenciadas se tiverem quadro técnico  pois ficará sob sua responsabilidade assistência técnica  e monitoramento  ao agricultor.

Os técnicos (as) entrarão no link do Sistema e se habilitarão com o registro do CREA e o CPF.

O cadastro do agricultor, efetivado pela organização credenciada  informará no  MSM Net o nome do agricultor (a), CPF, DAP, o tamanho total da área, quanto de área pretende plantar, indicará ainda, quais culturas (variedades ) e quantidades que pretende receber de semente, maniva-semente e mudas de abacaxi e banana. Cada agricultor poderá solicitar sementes e mudas para o limite máximo de 2ha.

Serão adquiridas pela Sagrima as sementes das variedades de arroz, milho, feijão, maniva-semente, banana e abacaxi mais demandadas, por meio do cadastro dos agricultores.

Feito a aquisição das sementes, o fornecedor   entregará  esses insumos nos ARMAZÉNS REGIONAIS cuja localização  tem como base as regiões do ZAMA- Zoneamento  Agropecuário do MA.

COMO SERÃO  ENTREGUES AS SEMENTES E MUDAS  AO AGRICULTOR

 

A distribuição da semente dos Armazéns Regionais para o armazenamento nos escritórios da AGERP, SECRETARIAS MUNICIPAIS e  STTRs  será de responsabilidade da SAGRIMA  através  da contratação de uma   empresa  credenciada.

A entrega das mudas e semente-maniva serão distribuídas pelos fornecedores diretamente nos municípios.

É proibida a venda e o consumo das sementes do PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS”.

Os agricultores (as), obrigatoriamente assinarão um Termo de Responsabilidade comprometendo-se a utilizar as sementes e mudas  demandadas e recebidas, exclusivamente em suas áreas de plantio.

Os agricultores (as) contemplados com sementes, maniva-semente e mudas de frutíferas terão OBRIGATORIAMENTE suas áreas georeferenciadas pelos técnicos  das Organizações credenciadas para proceder a  assistência técnica e monitoramento do  plantio do agricultor(a).

Mais informações e dúvidas entre em contato pelo telefone(98) 32189737-SUADAP ou msm@sagrima.ma.gov.br