AgroBalsas é tema de reunião integrada da Sagrima, Aged, SAF e Agerp
Órgãos do Governo do Estado ocuparão o Espaço Agro na feira que acontece de 16 a 20 de maio em Balsas

Uma reunião integrada no gabinete do secretário da Sagrima, José Antônio Heluy, com os dirigentes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) deu início nesta quarta-feira (27) ao planejamento para a presença do setor agropecuário e de pesca do Governo do Maranhão no AgroBalsas. O evento será realizado de 16 a 20 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas.
As duas secretarias e as duas agências do Governo do Estado ligadas à agricultura, pecuária e pesca irão compor o pavilhão Espaço Agro. Lá, serão apresentados aos visitantes da feira os programas de apoio aos produtores rurais, como distribuição de sementes e kits de irrigação; assistência técnica; educação sanitária e defesa agropecuária; pesquisa e tecnologias rurais, entre outras ações.
"O AgroBalsas é uma potência, além de funcionar como uma vitrine dos produtos e programas desenvolvidos pelos órgãos do Estado ligados ao agro, e das potencialidade do nosso estado. A Sagrima estará à frente desse pavilhão e hoje iniciamos o alinhamento com os parceiros para que tenhamos uma grande participação, conforme orientação do governador Carlos Brandão", afirmou o secretário José Antônio Heluy.
Para a secretária adjunta de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Cicília Costa, a grande importância do AgroBalsas é ser uma oportunidade para a Secretaria mostrar os trabalhos que ela executa nos municípios do Maranhão. A Sagrima vai levar motocultivador, equipamentos agrícolas com os quais a secretaria trabalha, vai expor sementes de hortaliças, arroz, milho e feijão, kits de irrigação do trabalho realizado junto aos quintais produtivos, e todos os serviços e projetos que a secretaria realiza e apoia nos municípios para melhorar a agricultura no Maranhão.
Parceiros
O diretor-geral da Aged, Cauê Ávila Aragão explicou que o espaço será importante para reforçar a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, além de servir de vitrine para mostrar as ações em defesa animal e vegetal para aqueles que visitarão a feira."Esta reunião foi muito importante para alinhamento. Nós, da Aged, faremos palestras e capacitação, contribuindo para um evento amplo que vai contemplar a agricultura familiar e também o agronegócio em nosso Estado", ressaltou.
O secretário da SAF, Diego Rolim, destacou que o AgroBalsas é um evento único do qual o Governo do Maranhão vai participar para mostrar o que vem sendo feito e também para definir junto ao público melhorias para a prestação dos serviços.
A presidente da Agerp, Loroana Santana, destacou a importância da união de todos os órgãos que trabalham com o setor produtivo para bem representar o Governo do Estado no grande evento que é o AgroBalsas. “Estamos definindo o que cada órgão vai levar para contribuir com esta feira de 2022, que será uma das maiores já realizadas em Balsas”, previu Loroana Santana.
Texto: Érika Rosa/Ascom Sagrima