AgroBalsas é tema de reunião integrada da Sagrima, Aged, SAF e Agerp

Órgãos do Governo do Estado ocuparão o Espaço Agro na feira que acontece de 16 a 20 de maio em Balsas

Acessar fotos
27/04/2022

Uma reunião integrada no gabinete do secretário da Sagrima, José Antônio Heluy, com os dirigentes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) deu início nesta quarta-feira (27) ao planejamento para a presença do setor agropecuário e de pesca do Governo do Maranhão no AgroBalsas. O evento será realizado de 16 a 20 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas.

As duas secretarias e as duas agências do Governo do Estado ligadas à agricultura, pecuária e pesca irão compor o pavilhão Espaço Agro. Lá, serão apresentados aos visitantes da feira os programas de apoio aos produtores rurais, como distribuição de sementes e kits de irrigação; assistência técnica; educação sanitária e defesa agropecuária; pesquisa e tecnologias rurais, entre outras ações.

"O AgroBalsas é uma potência, além de funcionar como uma vitrine dos produtos e programas desenvolvidos pelos órgãos do Estado ligados ao agro, e das potencialidade do nosso estado. A Sagrima estará à frente desse pavilhão e hoje iniciamos o alinhamento com os parceiros para que tenhamos uma grande participação, conforme orientação do governador Carlos Brandão", afirmou o secretário José Antônio Heluy.

Para a secretária adjunta de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Cicília Costa, a grande importância do AgroBalsas é ser uma oportunidade para a Secretaria mostrar os trabalhos que ela executa nos municípios do Maranhão. A Sagrima vai levar motocultivador, equipamentos agrícolas com os quais a secretaria trabalha, vai expor sementes de hortaliças, arroz, milho e feijão, kits de irrigação do trabalho realizado junto aos quintais produtivos, e todos os serviços e projetos que a secretaria realiza e apoia nos municípios para melhorar a agricultura no Maranhão.

Parceiros

O diretor-geral da Aged, Cauê Ávila Aragão explicou que o espaço será importante para reforçar a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, além de servir de vitrine para mostrar as ações em defesa animal e vegetal para aqueles que visitarão a feira."Esta reunião foi muito importante para alinhamento. Nós, da Aged, faremos palestras e capacitação,  contribuindo para um evento amplo que vai contemplar a agricultura familiar e também o agronegócio em nosso Estado", ressaltou.

O secretário da SAF, Diego Rolim, destacou que o AgroBalsas é um evento único do qual o Governo do Maranhão vai participar para mostrar o que vem sendo feito e também para definir junto ao público melhorias para a prestação dos serviços.

A presidente da Agerp, Loroana Santana, destacou a importância da união de todos os órgãos que trabalham com o setor produtivo para bem representar o Governo do Estado no grande evento que é o AgroBalsas. “Estamos definindo o que cada órgão vai levar para contribuir com esta feira de 2022, que será uma das maiores já realizadas em Balsas”, previu Loroana Santana.

Texto: Érika Rosa/Ascom Sagrima