Governo do Maranhão abre o ano agrícola 2022/2023 nesta segunda-feira, 24

Ato marca o início da distribuição de sementes pela Sagrima para agricultores de todo o estado, por meio do Projeto Mais Sementes e Mudas; solenidade ocorrerá no Palácio Henrique de La Rocque

Acessar fotos
São Luís — - Érika Rosa
21/10/2022

Texto: Érika Rosa

O Ano Agrícola 2022/2023 será oficialmente aberto no Maranhão nesta segunda-feira, 24/10, em evento a partir das 15h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no Calhau. Durante a solenidade haverá a entrega simbólica a prefeituras maranhenses de sementes do Projeto Mais Sementes e Mudas, do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar, por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp).

O evento contará com as presenças do governador Carlos Brandão; do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Antônio Heluy, além de prefeitos, secretários municipais de Agricultura, agricultores, sindicalistas e representantes das demais secretarias e órgãos que executam as políticas públicas agrícolas no Maranhão.

A abertura do novo ano agrícola é sempre marcada pelo início da distribuição de sementes para a próxima safra. No Maranhão, os agricultores recebem sementes do Governo do Estado por meio do Projeto Mais Sementes e Mudas, que incentiva a produção de culturas anuais como o feijão, arroz, milho, mandioca, hortaliças e frutíferas em geral.

Arroz, milho e feijão

No ano agrícola 22/23 serão distribuídas pelo MSM sementes de arroz, milho, feijão e hortaliças, além de mudas de abacaxi, banana e caju para todo o Estado, beneficiando cerca de 104 mil agricultores.

Atualmente, há 425 instituições cadastradas no projeto, entre Prefeituras, Sindicatos, Associações e Cooperativas para recebimento das sementes e 671 responsáveis técnicos que garantem a assistência aos agricultores. Há ainda a parceria de 19 regionais da Agerp e seus mais de 200 responsáveis técnicos cadastrados.

Para atendimento em todo o território maranhense, conta-se com 6 armazéns regionais: Balsas, Açailândia, Presidente Dutra, Santa Inês, Chapadinha e São Luís, que fazem a distribuição estratégica das sementes.

Sementes melhoradas

O projeto utiliza sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético que permitem aumento da produção e produtividade das culturas das hortaliças, legumes e frutas em geral. O projeto melhora a renda do trabalhador rural, que em sua maioria vende a produção diretamente ao consumidor em feirinha locais e para o Governo, por meio do Procaf (Programa de Compras da Agricultura Familiar), PAA e PNAE. Isto desvincula a produção desses cultivos apenas para a agricultura de subsistência.

O Mais Sementes e Mudas foi ainda um importante aliado na garantia da segurança alimentar da população mais vulnerável durante a pandemia.