Retomada da Expoema é tratada em reunião entre Governo do Estado e Associação dos Criadores

Sagrima participa com Aged, Sinfra e Faema/Senar de encontro com Ascem para discutir viabilidade da retomada da exposição agropecuária do Maranhão, que teve última edição em 2019

Acessar fotos
Parque Independência — - Foto: Júlia Pacífico
25/04/2022

Uma ampla reunião de iniciativa da Sagrima com a participação dos principais atores envolvidos na realização da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema) foi realizada nesta segunda-feira (25), na Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem), no Parque Independência. O objetivo foi discutir a retomada da exposição, uma das maiores do Nordeste, e que não é realizada desde 2019.

Participaram o secretário da Sagrima, José Antônio Heluy; o presidente da Ascem, Ricardo Ataíde; o diretor-geral da Aged, Cauê Aragão; o presidente do sistema Faema/Senar e Sebrae/MA, Raimundo Coelho; o secretário adjunto de Obras da Sinfra, Fabiano Ayres; os pecuaristas Cláudio Azevedo, Nélson Frota, entre outros membros da Ascem.

Durante o encontro, os criadores e membros do governo visitaram as instalações do Parque Independência, equipamento pertencente à Sagrima. Verificaram a situação das áreas de baias, caixas d'água, redes de água e energia, entre outros pontos estruturais do espaço. O objetivo foi fazer o levantamento de todos os serviços necessários para a recuperação da área de modo a permitir a organização da exposição.

"Realizamos esta reunião ampliada com criadores, governo e Faema/Senar para um início de planejamento da viabilidade técnica da retomada da Expoema. Vamos definir uma comissão para apresentar um projeto com todo o escopo para o governador Brandão", informou o secretário José Antônio Heluy. Ele observou que a Expoema é um espaço também para o pequeno produtor rural, "que tem a facilidade de adquirir de forma mais fácil aqui no estado matrizes para melhorar o seu rebanho, o seu plantel", acrescentou o secretário.

Todos os presentes mostraram sensibilidade e disposição de engajamento para a retomada da Expoema. O presidente da Ascem lembrou que a exposição agropecuária do Maranhão sempre foi uma referência na região e uma demonstração da força agropecuária maranhense, do melhoramento genético das raças, com leilões e concursos que atraíam criadores de todo o país. "Estamos otimistas que o governador Brandão vai apoiar a retomada da nossa exposição agropecuária", afirmou Ricardo  Ataíde.