Sagrima e UEMA discutem parcerias para programas de estágio, pesquisa e extensão

- Foto: Júlia Pacífico
28/04/2022

Uma reunião para fortalecer os laços institucionais e parcerias. Assim foi o encontro realizado nesta quinta-feira (28) na Sagrima entre o secretário José Antônio Heluy; o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Walter Canales; o pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Henrique Catunda, e a pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita Seabra.

 

Durante a conversa, o secretário e os professores dialogaram sobre parcerias de estágio, pesquisa e extensão que já vêm ocorrendo entre a Sagrima e a Uema e a perspectiva de que novos programas sejam formatados.

 

"Temos muito interesse em iniciativas como projetos de pesquisa para os setores agropecuário e de pesca no Maranhão, desenvolvidos por alunos e professores da Uema", observou o secretário José Antônio Heluy.

 

O vice-reitor Walter Canales destacou como parceria importante o Programa Residência em Ciências Agrárias, que dá oportunidade para recém-formados em veterinária, zootecnia, engenharia florestal, engenharia de pesca e agronomia atuarem no mercado de trabalho sob supervisão e orientação de profissionais da área e professores.

 

"Tivemos o primeiro edital contemplando 37 recém-formados e esperamos que num segundo momento este número seja ampliado", afirmou Canales.

 

O pró-reitor Paulo Catunda ressaltou o exitoso programa de estágio mantido entre Uema e Sagrima, que tem possibilitado experiência aos alunos de ciências agrárias. "É uma alegria ver o entusiasmo desses jovens universitários e pesquisadores no dia a dia do estágio. A felicidade deles em poder contribuir nas ações e programas desenvolvidos pela Sagrima é animadora", pontuou Catunda.

 

Texto: Érika Rosa/Ascom Sagrima