Sagrima presente no aniversário de 20 anos da Aged

Acessar fotos
21/04/2022

O aniversário de 20 anos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) foi comemorado em uma solenidade no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, nesta quarta-feira, 20, com direito a bolo, parabéns e homenagens com entrega de placas a autoridades, servidores e ex-diretores da autarquia.

 

Presentes, o governador Carlos Brandão; o secretário da Sagrima, José Antônio Heluy; o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira; o diretor geral da Aged, Cauê Aragão; o primeiro diretor geral da Aged, Sebastião Anchieta, entre outras autoridades e  convidados.

 

A Aged é uma autarquia vinculada à Sagrima e uma das suas conquistas mais importantes para o Maranhão foi o status de estado livre da Febre Aftosa com vacinação, reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

 

"O Brasil vive o momento do agronegócio e nossa próxima conquista será o Maranhão com status de livre da Aftosa sem  vacinação, garantindo aumento das exportações e mais conquistas aos nossos produtores", afirmou o governador Carlos Brandão. Ele lembrou que esteve junto com o grupo que criou a Aged, pois na época era chefe da Casa Civil no governo José Reinaldo Tavares, e por ser médico veterinário, abraçou de imediato a iniciativa.

 

Avanços

 

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, José Antônio Heluy, destacou os avanços de toda a cadeia agropecuária do Maranhão obtidos graças à atuação dos profissionais da Aged ao longo destes 20 anos. "Hoje temos 18 unidades da Aged espalhadas pelo estado, fazendo controle da qualidade dos produtos agropecuários, tanto os destinados à exportação quanto ao consumo da nossa população. É um trabalho extremamente importante", ressaltou José Antônio Heluy.

 

O diretor-presidente da Aged, Cauê Ávila Aragão, informou que o Maranhão tem hoje 9 milhões de cabeças de gado e que seu empenho será para que o estado seja certificado como zona livre da Aftosa sem vacinação.

 

Também presentes à solenidade a secretária adjunta de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Cicilia Mirela Pinheiro, e o secretário adjunto de Relações Institucionais, Evandro Sousa.

 

A AGED

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) foi instituída no dia 19 de abril, por meio da Lei Estadual nº 7.734/2002.

A agência atua em vários elos da cadeia produtiva e realiza desde fiscalizações volantes para inspeção do trânsito animal e vegetal, e planos para intensificação do controle de doenças em animais e de pragas na lavoura, até a criação de leis como a do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial, Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que facilita a inclusão dos produtos da agricultura familiar, de origem animal, nos mercados institucionais.