Sagrima promove capacitação para implantação do Serviço de Inspeção Municipal em Grajaú

Objetivo é promover a saúde pública e a segurança alimentar no município e região

Acessar fotos
Grajaú — - Ascom Sagrima
20/10/2022

Texto: Ananda Maia

A Sagrima iniciou esta semana uma capacitação para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) no município de Grajaú. A implementação do S.I.M visa promover a saúde pública e a segurança alimentar da região. A capacitação tem carga horária de 30 horas e está sendo ministrada pelos médicos veterinários Rosany Aranha e Leonílson Serrão Araújo, servidores da Sagrima.

O objetivo do treinamento é repassar as orientações necessárias que permitam a execução das atividades de inspeção sanitária, de forma a avaliar as boas práticas para a obtenção de padrões de identidade e qualidade de produtos e serviços na área de alimentos, com foco na proteção da saúde da população grajauense.

O serviço é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados e depositados no município de Grajaú. Além disso, realiza o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus derivados.

O treinamento é dividido em dois módulos, com teoria e prática, e segue até esta sexta-feira (21).

Neste segundo dia, a capacitação foi voltada para a inspeção ante e post-mortem dos animais. Foram trabalhadas as técnicas e etapas dos exames de inspeção, assuntos ministrados pelo médico veterinário Leonílson Serrão Araújo. Foi entregue também o guia prático para o secretário municipal de Agricultura de Grajaú, Elson Rodrigues dos Reis.