Projeto Mais Sementes e Mudas

O QUE É O PROJETO MAIS SEMENTES E MUDAS

O PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” é um Projeto do Governo do Estado do Maranhão sob a coordenação da SAGRIMA- Secretaria de Agricultura e Pecuária, em parceria com a SAF-Secretaria de Agricultura Familiar, por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP), cujo objetivo é fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético, propiciando o aumento da produção/produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores (as) familiares.

O PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” incentiva a produção de culturas anuais, como o feijão, arroz, milho, mandioca, hortaliças e frutíferas em geral, introduzindo novas tecnologias a fim de garantir a continuidade da produção e, consequentemente, o aumento da produtividade e a rentabilidade média do produtor, desvinculando a produção desses cultivos somente à agricultura de subsistência. Visa, ainda, ao aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Maranhão.

Clique aqui para ir para o sistema MAIS SEMENTES E MUDAS

COMO FUNCIONA

A Sagrima credencia as organizações parceiras: AGERP, Secretarias de Agricultura dos municípios, Sindicatos, Associações e Cooperativas de Trabalhadores (as) Rurais no software do PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” e autoriza, em seguida, a realizarem o cadastramento dos agricultores (as) demandantes de sementes e mudas.

As organizações parceiras só podem ser credenciadas se tiverem quadro técnico, pois ficam sob sua responsabilidade a assistência técnica e o monitoramento do agricultor (a).

Os técnicos entram no link do Sistema e se habilitam com o registro do CREA e o CPF.

O cadastro do agricultor, efetivado pela organização credenciada, informa no MSM Net o nome do agricultor (a), CPF, DAP, o tamanho total da área e quanto de área pretende plantar. Indica, ainda, quais culturas (variedades) e quantidades que pretende receber de semente, manivas-semente e mudas de abacaxi e banana. Cada agricultor pode solicitar sementes e mudas para o limite máximo de 2 hectares.

São adquiridas pela Sagrima as sementes das variedades de arroz, milho, feijão, manivas-semente, banana e abacaxi mais demandadas no cadastro dos agricultores.

Feita a aquisição das sementes, o fornecedor as entrega nos ARMAZÉNS REGIONAIS, cuja localização tem como base as regiões do ZAMA - Zoneamento  Agropecuário do MA.

 

COMO SÃO  ENTREGUES AS SEMENTES E MUDAS AO AGRICULTOR

A distribuição das sementes dos Armazéns Regionais para o armazenamento nos escritórios da AGERP, SECRETARIAS MUNICIPAIS e STTRs é de responsabilidade da SAGRIMA, por meio da contratação de uma empresa  credenciada.

A entrega das mudas e manivas-semente é feita pelos fornecedores diretamente nos municípios.

É proibido vender e consumir as sementes do PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS”.

Os (as) agricultores (as), obrigatoriamente, assinam um Termo de Responsabilidade comprometendo-se a utilizar as sementes e mudas demandadas e recebidas exclusivamente em suas áreas de plantio.

Os (as) agricultores (as) contemplados com sementes, manivas-semente e mudas de frutíferas têm OBRIGATORIAMENTE suas áreas georreferenciadas pelos técnicos das Organizações credenciadas para que possam realizar a assistência técnica e o monitoramento do plantio do agricultor (a).

Para mais informações e em caso dúvidas, entre em contato pelo telefone (98) 32189737-SUADAP ou msm@sagrima.ma.gov.br .