5/08/2021 4:18 pm

Safrinha Solidária: Governo do Estado participa de ação nos municípios de Anapurus e Mata Roma

Gestores e técnicos da Sagrima e representantes da Aprosoja na região do Baixo Parnaíba (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio do projeto Safrinha Solidária, está apoiando a produção de grãos entre famílias de pequenos agricultores na região do Baixo Parnaíba. Nos dias 31 de agosto e 1º deste mês aconteceu, nos municípios de Anapurus e Mata Roma, o acompanhamento da colheita, em 300 hectares de terras, de feijão por parte de 821 famílias de comunidades carentes da região Baixo Parnaíba.  

Participaram o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) no Maranhão, Vilson Ambrozzi; entre outras autoridades, técnicos da Sagrima e famílias de agricultores. 

A iniciativa faz parte do projeto Safrinha Solidária, em que os produtores rurais, ligados a Aprosoja Maranhão, doam sementes, fertilizantes e defensivos para as comunidades realizarem as plantações e ficam com a produção. 

O presidente Aprosoja Maranhão, Vilson Ambrozzi informou que, este ano, a perspectiva é que 4.500 famílias sejam beneficiadas. “Um programa em que o associado planta, preservando a segurança alimentar”, afirmou.

O secretário Sérgio Delmiro reforçou a importância do agronegócio no estado. “Conhecemos o programa e vamos estar juntos, também, com o projeto Padrinho Rural. Pretendemos, em parceria com a Aprosoja, estender essa ideia para outras regiões do estado, aproximando o agronegócio da agricultura familiar e contribuindo para o combate à pobreza no Maranhão”, declarou.

Safrinha Solidária 2021

A ação acontece há 12 anos. O plantio da Safrinha Solidária 2021 ocorreu entre 10 e 25 de maio e a colheita, feita manualmente, começou no dia 16 de julho nos 300 hectares cultivados. A colheita prossegue até setembro/outubro.

Foram contempladas as comunidades Taboquinha, Mata, Barroca, Torres, Carrascão, Cajueiro, Prata, Tambor, Conceição, Cabeceira, Barrocão, Cantinho, Santa Rosa, Quebra Coco e Cruz.

As sementes são adquiridas junto a fornecedores de sementes de soja. Nesta edição, foram cultivadas 8 toneladas de sementes realizado em propriedades de agricultores familiar. 

A participação dos associados da Aprosoja Maranhão no cultivo de pequenas áreas consiste na oferta de assistência técnica, insumos para melhorar o solo, máquinas próprias para plantio de alimentos como feijão, arroz, milho, mandioca e outras frutas. Foram plantados, também, este ano, 5 hectares de milho e 4 hectares de mandioca.

Padrinho Rural

Além do Safrinha Solidária, a Aprosoja Maranhão, em parceria com a Sagrima, desenvolve o projeto Padrinho Rural em propriedades de agricultores familiar que consiste na participação dos associados no cultivo de pequenas áreas, onde são ofertadas assistência técnica, insumos para melhorar o solo, máquinas próprias para plantio de alimentos como feijão, arroz, milho, mandioca e outras frutas.

 

 

Marca da SAGRIMA

 

 

A Missão da SAGRIMA é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio, através de ações programadas que visem o aumento da produção e da produtividade de grãos, proteína vegetal e animal e fibras, da infraestrutura produtiva, a proteção e defesa agropecuária, da pesca e aquicultura e estabelecer mecanismos para orientar as decisões de agentes econômicos, produtores, comerciantes, importadores e outros, na alocação alternativa de recursos, e desenvolver e corrigir as falhas do mercado.

Contatos

Fones:

+55 (98) 3218-9700

+55 (98) 3218-9701

E-mails:

gabinete.sagrima@sagrima.ma.gov.br

Assessoria de Comunicação

ascom@sagrima.ma.gov.br

Endereço

Edifício Via Manhattan – 9º e 10º andares
Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35
Jd. Renascença

CEP: 65075-340

São Luís – Maranhão

Atendimento ao Público

Segunda a Sexta, entre 13h e 19h

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI