SAGRIMA acompanha de perto Safra 2019/2020 de soja e milho

Uma equipe da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão concluiu no último dia 1º uma maratona de visitas técnicas a plantios de soja e milho em 21 municípios maranhenses. A equipe formada pelo subsecretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro, o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural, Fernando Trinta e a engenheira agrônoma, Rhafaela Aquino percorreu, ao todo 2.500 quilômetros . Também acompanhou as visitas o engenheiro agrônomo Henrique Fraga, do Rio de Janeiro, que conheceu a região e já faz planos para futuros investimentos no plantio de soja no interior do estado.

O superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural, Fernando Trinta, informou que o objetivo das visitas foi intensificar ainda mais a aproximação da SAGRIMA com os produtores, conhecendo a nova realidade do campo, principalmente nas as áreas de expansão do plantio de soja, que não estão mais resumidas às regiões de Balsas e Chapadinha. “Os plantio estão se espalhando pelo estado. Pela primeira vez, o Maranhão expandiu mais de um milhão de hectares de área plantada. Além disso, observamos “in loco”que o estado já possui plantios que utilizam alta tecnologia (uso de helicópteros e drones, por exemplo) e outras áreas que, pouco tempo atrás, eram pastos. Pecuaristas maranhenses estão se transformando em agricultores. É certo, ainda, que alguns estão iniciando e dispõem de pouca ou nenhuma tecnologia. Estes casos merecem atenção redobrada, com apoio e treinamento técnico”, enfatizou o superintendente.

Os 21 municípios visitados foram: Chapadinha, Mata Roma, Anapurus, Buriti, Caxias, Matões, Parnarama, Governador Luís Rocha, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Colinas, Sucupira do Norte, São Domingos do Azeitão, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas, Riachão, Colinas, Itinga, Açailândia e Buriticupu

De acordo com a engenheira Agrônoma Rhafaela Aquino, percorrer os 21 municípios foi importante para acompanhar de perto todas a atividades desenvolvidas pelos produtores na safra 2019/2020. “Observamos os diferentes estágios da produção de soja e milho em nosso estado, desde o plantio, estágio vegetativo, reprodutivo e colheita, além das tecnologias que estão sendo aplicadas e as variedades plantadas. Observamos, com entusiasmo, que os produtores prospectam uma boa safra este, principalmente porque o clima tem ajudado bastante a seguir o cronograma de plantio, conforme planejado.”

Confira as fotos.