8/11/2021 1:17 pm

Sagrima e Senar dialogam sobre parceria para investir em capacitação e gestão de negócios para pequenos e médios produtores rurais

A qualificação de produtores rurais, por meio de cursos de capacitação e gestão de negócios, foi pauta da reunião ocorrida na segunda-feira (08/11), entre o secretário Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca Sagrima, Luiz Henrique Lula, e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Raimundo Coelho, que também é o atual presidente do Sebrae Maranhão.

 
Durante o encontro, Luiz Henrique Lula  ressaltou que a Sagrima, sob sua gestão, vai buscar interlocução com todos os atores do setor da agricultura, pecuária e da pesca, afim de firmar parcerias que ampliem o acesso dos produtores aos projetos do Governo do Maranhão, por meio do processo de capacitação de empreendedores.


“O sistema Faema/Senar, em razão da sua missão de qualificação dos produtores, tem papel estratégico. Para tanto, estamos iniciando diálogo para viabilizar termo de cooperação entre a Sagrima e o Senar, para investirmos em capacitação e gestão de negócios, e nossas expectativas são as melhores possíveis”, destaca o secretário Luiz Henrique Lula.


Por sua vez, Raimundo Coelho falou sobre a parceria entre a Sagrima e o sistema Faema/Senar: “Essas parcerias já existiam anteriormente e foram interrompidas. Importante que haja disposição em serem retomadas e fortalecidas, justamente porque envolvem tanto a capacitação, que chamamos de formação profissional rural, como a assistência técnica e gerencial”, informa.

 
 
Outro ponto de pauta da agenda foi a manifestação do ministério público federal, que provocou a revogação do decreto governamental n° 36454/2020, que implicou também na suspensão do crédito para atividade rural sem licenciamento ambiental.

A ideia é abrir interlocução entre governo estadual, setor produtivo e MPF, para mediação de uma saída que contemple questões legais, sem prejuízo das atividades econômicas envolvidas.

Marca da SAGRIMA

 

 

A Missão da SAGRIMA é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio, através de ações programadas que visem o aumento da produção e da produtividade de grãos, proteína vegetal e animal e fibras, da infraestrutura produtiva, a proteção e defesa agropecuária, da pesca e aquicultura e estabelecer mecanismos para orientar as decisões de agentes econômicos, produtores, comerciantes, importadores e outros, na alocação alternativa de recursos, e desenvolver e corrigir as falhas do mercado.

Contatos

Fones:

+55 (98) 3218-9700

+55 (98) 3218-9701

E-mails:

gabinete.sagrima@sagrima.ma.gov.br

Assessoria de Comunicação

ascom@sagrima.ma.gov.br

Endereço

Edifício Via Manhattan – 9º e 10º andares
Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35
Jd. Renascença

CEP: 65075-340

São Luís – Maranhão

Atendimento ao Público

Segunda a Sexta, entre 13h e 19h

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI