SAGRIMA em Parceria com SAF/AGERP realizou Reuniões Técnicas do Mais Sementes e Mudas.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (SAGRIMA), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar(SAF) e Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), deu início à primeira etapa de distribuição de sementes do Projeto Mais Sementes e Mudas, do Governo do Maranhão, em 2020.

O cadastro para o recebimento dessa primeira etapa das sementes de Arroz e Milho foram feitas no sistema online no Site da SAGRIMA no link http://maissementes.tekhnesolucoes.com.br/. As distribuições serão feitas a 237 instituições, entre elas estão : AGERP, Secretarias Municipais de Agricultura, Sindicatos e Associações, sendo que destas instituições existem 489 técnicos responsáveis cadastrados no sistema. Vale ressaltar ainda que somente os cadastros das instituições encerraram, porém os dos produtores segue em andamento e breve será reaberto para novos cadastros de instituições que ainda não aderiram ao mesmo. As Demandas para as sementes de feijão estarão disponível em breve no sistema juntamente com as de Hortaliças.

As distribuições das Sementes serão realizada através dos 10 Armazéns que ficam cada um em uma Região Homogênea de Precipitação(RHP), de acordo com Zoneamento Agropecuário do Maranhão(ZAMA).

Merece o destaque o empenho das equipes da SAGRIMA, SAF e AGERP, em nome da Secretária Ajunta de Agricultura, Pecuária, Andreia Amorim e do Coordenador do Projeto, Flabrisio Henrique, na condução do Projeto.

Reuniões Técnicas

Na última sexta-feira (24), a capital maranhense sediou a última reunião técnica desta primeira etapa do projeto Mais Sementes e Mudas que explicou como seria feita a distribuição. Desde o dia 8 de janeiro, os encontros foram realizados nos 19 escritórios regionais da AGERP em todo o Estado, com a participação das instituições cadastradas, entre elas a própria AGERP, secretarias municipais de agricultura, sindicatos e associações rurais.
As reuniões foram realizadas nos municípios de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do corda, Caxias, Chapadinha, Codó,Imperatriz itapecuru-Mirim,Presidente Dutra, Pedreiras, Pinheiro, Rosário,Santa Inês,São João dos Patos, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca.

Início das distribuições

Neste mês de Janeiro sob a coordenação da SAGRIMA, as distribuições iniciou-se pelas Regiões Homogêneas de Precipitação(RHP), de Balsas, Açailândia, Imperatriz, Presidente Dutra e Caxias. Nos demais a distribuição começará no decorrer do mês de fevereiro.

O Projeto Mais Sementes e Mudas do Governo do Estado fortalece a agricultura familiar incentivando o aumento da produção/produtividade dos produtores rurais e consequentemente a melhoria da sua qualidade de vida.

Confira mais fotos.

Açailândia