SAGRIMA participa do lançamento do Programa Estadual de apoio à industrialização e ao fomento de produção de arroz do Estado do Maranhão-decreto 34.933 de 11 de junho de 2019.

DSC_1082

A Sagrima participou na manhã desta quinta-feira (15), na FIEMA, do importante evento que marcou o lançamento do Programa Estadual de apoio à industrialização e ao fomento de produção de arroz do Estado do Maranhão, que faz parte do decreto 34.933 de 11 de junho de 2019.

Fomentar a produção de arroz e conceder benefícios financeiros e fiscais para a indústria beneficiar, rebeneficiar e empacotar o arroz dentro do Maranhão, foram alguns dos objetivos principais apresentados pelo novo Programa de Apoio à Industrialização e ao Fomento da Produção de Arroz, instituído via decreto, pelo Governo do Estado, nesta manhã na Casa da Indústria para empresários que atuam no setor.

A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente da FIEMA, Celso Gonçalo, o presidente do Sindiarroz, Jeremias Gaspar Neto, o subsecretário da Seinc, Expedito Rodrigues Júnior , o representante da Sagrima, Flabriso Vieira da Silva e o auditor fiscal da Receita Estadual, Jomar Fernandes.

O evento contou também com a presença do deputado estadual, Ariston Ribeiro, o vice-presidente do Sindiarroz e da FIEMA, Benedito Mendes,  e ainda prefeitos e secretários municipais de agricultura de algumas cidades do Maranhão.

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão foi representada na oportunidade pelo engenheiro agrônomo, Flabriso Vieira da Silva, o Superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário, João Batista, e pelo Assessor Especial Messias Nicodemos, que palestrou sobre a temática: Programa Mais Produção-Cadeia Produtiva do Arroz.

Vale ressaltar que o programa é fruto de uma reivindicação do setor industrial do arroz, comandado pelo Sindiarroz, com apoio da FIEMA e operacionalizado por três secretarias – Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que visa incentivar e apoiar o aumento da produção de arroz no Maranhão. O estado já foi um dos maiores produtores do país e atualmente, é o maior consumidor do produto.

À tarde, no evento aconteceu ainda uma capacitação para os contadores das empresas de arroz e interessados, sobre o novo decreto, que será ministrada pelo auditor fiscal da Sefaz, gestor da assessoria de desenvolvimento institucional e especialista em administração pública, Fernando Rezende.