26/08/2021 11:56 am

Sagrima realiza capacitação de DCAA para técnicos do município de Raposa

Capacitação foi realizada pela equipe da Superintendência de Pesquisa em Geoprocessamento. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (25), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com a Prefeitura de Raposa, realizou um treinamento com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), com a finalidade de facilitar o acesso dos agricultores às instituições financeiras que fomentam crédito.

A capacitação foi realizada pela equipe da Superintendência de Pesquisa em Geoprocessamento (SPG) da Sagrima, formada pela superintendente Ana Teresa Castro e a técnica Tatiane Mendonça. Na ocasião, cinco técnicos da Semagri receberam a capacitação sobre a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA).

Logo após treinamento, a superintendente Ana Teresa Castro agradeceu o secretário Sérgio Delmiro pela parceria entre Governo do Estado e prefeitura, e ressaltou que o objetivo é capacitar os técnicos para que eles possam auxiliar os produtores do município para emissão desses documentos, que é totalmente online e já está disponível na plataforma do site da Sagrima por meio do endereço: http://dcaa.sagrima.ma.gov.br/.

“O principal objetivo nosso era fazer com que todos os técnicos tivessem acesso a informação de que existe a DCAA, instrumento que foi emitido pelo decreto 31109/2015 do governador Flávio Dino, com o intuito de beneficiar e agilizar a situação dos produtores rurais até quatro módulos fiscais, para que eles pudessem ter principalmente a regularização ambiental, mas também o acesso ao crédito nos bancos e realizar suas atividades”, completou a superintendente.

O secretário municipal de Agricultura, Vonei Mores, parabenizou todos os profissionais da Sagrima e Semagri pelo envolvimento na capacitação e destacou que o treinamento foi muito importante para os técnicos. “A Sagrima é uma grande parceira para o desenvolvimento da agricultura de Raposa. Receber a Ana Tereza e a Tatiana Mendonça aqui é uma prova de que essa parceria está dando certo e rende bons frutos para o nosso município”.