SAGRIMA Realiza Capacitação Virtual da DCAA

O Governo do Maranhão através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, iniciou nesta terça-feira(13/04), de forma virtual a 1ª das 10 capacitações, sobre a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril-DCAA, que irá ser realizado com todos os 217 municípios maranhenses.

O público alvo da capacitação é Secretários Municipais de Agricultura e nesta 1ª capacitação, participaram 42 municípios, entre eles estão: Alcântara, Presidente Sarney, Amapá do Maranhão ,Raposa, Apicum-Açu, Santa Helena, Bacuri , Santa Luzia do Paruá, Bacurituba, São Bento, Bequimão, São João Batista, Boa Vista do Gurupi, São José de Ribamar, Cajapió, São Luís, Cândido Mendes, São Vicente Ferrer, Carutapera, Serrano do Maranhão, Cedral , Turiaçu, Central do Maranhão , Turilândia,Centro do Guilherme, Cururupu, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire,Guimarães, Junco do Maranhão, Luís Domingues, Maracaçumé,Maranhãozinho, Matinha,Mirinzal,Olinda Nova do Maranhão,Paço do Lumiar,Palmeirândia,Peri Mirim,Pinheiro, Porto Rico do Maranhão e Presidente Médici.

” Essa capacitação é fundamental pois nós estamos capacitando os secretários de agricultura dos municípios para que eles saibam a importância dessa declaração e ajudem os produtores rurais a ter conhecimento sobre esse instrumento que foi criando pelo nosso governador Flavio Dino com o intuito de ajudar os pequenos produtores. Então a gente entende que a partir do momento que os secretários municipais conhecem esse instrumento, ficará mais fácil para que os pequenos produtores tenham acesso ao crédito que esse é sem duvida um dos principais gargalos dentro da economia maranhense e da produção agropecuária dentro do nosso estado. Agradecemos aos nossos técnicos da Sagrima que se empenharam muito na passagem de conhecimento ao nosso público alvo.” Resumiu a Superintendente de Pesquisa e Geoprocessamento da Sagrima, Ana Teresa Castro.

A superintendente ainda enfatizou ” A Sagrima sempre teve essa preocupação em capacitar os técnicos o sindicato ou outras pessoas. A gente já faz esse trabalho nas feiras agropecuárias, mas por conta da pandemia, foi reduzido, então estamos testando esse primeiro momento de forma online com certeza a gente vai abrir posteriormente uma data para realizar o treinamento com o público em geral. No momento oportuno vamos disponibilizar essa informação dentro dos canais oficiais da Secretaria para informar os produtores e as pessoas que tem interesse em saber mais sobre o assunto.”

A DCAA foi criada em 2015 pelo Governador Flávio Dino com finalidade de facilitar aos agricultores terem acesso as instituições financeiras que fomentam o Crédito. O subsecretário da SAGRIMA, Herchel Barroso, que participou da abertura do evento virtual, Pontuou ” Parabenizo todos os profissionais da Sagrima pelo envolvimento nessa importante capacitações aos municípios e vale destacar a todos, que esse sistema do DCAA é online e está dentro do site da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, com fácil acesso para os agricultores dentro do contexto, com até quatro módulos fiscais, já facilita muito, onde ele encaminha a Sagrima alguns documentos que é cobrado do agricultor e os técnicos da secretaria fazem uma avaliação para conceder a Declaração.”

A próxima capacitação acontecerá no dia 22 de Abril com a participação de mais 24 municípios de outra região diferente da primeira, o evento é transmitido  virtualmente através da plataforma Zoom. As capacitações acontecerão até o fim do ano.