24/11/2021 5:40 pm

Sagrima realizará Cerimônia de Entrega de Sementes da Safra 2021/2022 do Projeto MSM

O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), realizará na próxima segunda-feira (29/11),no Auditório/SAGRIMA, a parti das 17:00 horas, a Cerimônia de Entrega de Sementes da Safra 2021/2022 do Projeto Mais Sementes e Mudas, aos municípios da Grande Iha ( São Luís, São José de Ribamar , Raposa e Paço do Lumiar).

Além do Secretário da Sagrima, Luiz Henrique, a Secretaria Adjunta de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Cicília Mirela, a equipe técnica do Projeto Mais Sementes, estarão presentes também os representantes da SAF, Agerp, Associações e ainda Secretários Municipais de Agricultura dos municípios da grande ilha.

Durante a solenidade serão distribuídos 4 toneladas de sementes de Arroz, 7 toneladas de Feijão e 20 toneladas de Milho.

O QUE É O PROJETO MAIS SEMENTE E MUDAS?

O PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” é um Projeto do Governo do Estado do Maranhão sob a coordenação da SAGRIMA- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca em parceria com a SAF-Secretaria de Agricultura Familiar por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP) cujo objetivo é Fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético propiciando assim, o aumento da produção/produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores (as) familiares.

O Projeto “Mais Sementes e Mudas” incentiva a produção de culturas anuais como o feijão, o arroz, o milho, mandioca, hortaliças, maniva -semente, frutíferas em geral, introduzindo novas tecnologias a fim de garantir a continuidade da produção e consequentemente o aumento da produtividade e a rentabilidade média do agricultor. Visa ainda, o aumento do produto interno bruto (PIB) do Estado do Maranhão.

COMO FUNCIONA?

O Projeto “Mais Sementes e Mudas” está informatizado. O cadastro de agricultores e parceiros, distribuição e monitoramento das sementes e mudas ocorrem por meio de um software.

A SAGRIMA credencia as organizações parceiras: AGERP, Secretarias de Agricultura dos municípios e Sindicatos de Trabalhadores (as) Rurais no software do “Projeto Mais Sementes” e autoriza em seguida para procederem o cadastramento dos agricultores (as) demandantes de sementes e mudas.

O PROJETO “MAIS SEMENTES E MUDAS” conta em seu banco de dados 90.803 produtores cadastrados até os momentos, pois está quantidade e variável, sendo que o cadastramento de produtores é continuo. Os 217 municípios maranhenses são atendidos através de parcerias com Secretarias de Agricultura (com 139 cadastradas no projeto), AGERP com a suas 19 regionais, Sindicatos (80 cadastrados), Associações (25 cadastradas) e Cooperativas (5 cadastradas) até o momento pois este cadastro é continuo.

COMO SÃO ENTREGUES AS SEMENTES E MUDAS AO AGRICULTOR?

A distribuição da semente dos Armazéns Regionais para o armazenamento nos escritórios da AGERP, SECRETARIAS MUNICIPAIS e Sindicatos são de responsabilidade da SAGRIMA através da contratação de uma empresa de logística credenciada.

SERVIÇO:
O quê: Cerimônia de Entrega de Sementes da Safra 2021/2022 do Projeto Mais Sementes e Mudas

Quando: Segunda-feira (29/11), a partir das 17 horas
Onde: Auditório da Sagrima- Edifício Manhattan – 9º-Andar-
Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35 – Jd. Renascença

Marca da SAGRIMA

 

 

A Missão da SAGRIMA é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio, através de ações programadas que visem o aumento da produção e da produtividade de grãos, proteína vegetal e animal e fibras, da infraestrutura produtiva, a proteção e defesa agropecuária, da pesca e aquicultura e estabelecer mecanismos para orientar as decisões de agentes econômicos, produtores, comerciantes, importadores e outros, na alocação alternativa de recursos, e desenvolver e corrigir as falhas do mercado.

Contatos

Fones:

+55 (98) 3218-9700

+55 (98) 3218-9701

E-mails:

gabinete.sagrima@sagrima.ma.gov.br

Assessoria de Comunicação

ascom@sagrima.ma.gov.br

Endereço

Edifício Via Manhattan – 9º e 10º andares
Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35
Jd. Renascença

CEP: 65075-340

São Luís – Maranhão

Atendimento ao Público

Segunda a Sexta, entre 13h e 19h

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI