8/07/2010 9:37 pm

Sementes de arroz arariba é distribuída a agricultores da Baixada Maranhense

fpCerca de 2 mil agricultores de 8 municípios da baixada maranhense estão recebendo 15 toneladas de sementes de uma nova variedade do arroz arariba. A semente, geneticamente melhorada, possui maior produtividade e resistência a uma das maiores doenças

enfrentadas na região: a brusone do arroz.

A entrega foi iniciada semana passada, durante o Dia de Campo realizado em Arari pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca – SAGRIMA e da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – AGERP, em parceria com o Instituto de Agronegócios do Maranhão -INAGRO, EMBRAPA Cocais e Planícies Inundáveis e prefeitura Municipal de Arari.

A nova variedade da semente arariba faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Cultura do Arroz em Várzeas, desenvolvido desde o ano passado pela AGERP e Embrapa e que tem como objetivo melhorar a produção das regiões de Pindaré e Baixada Maranhense, nivelando a cultura do arroz, através do uso de um mesmo padrão tecnológico de produção e utilizando a mesma variedade de sementes. Essa medida proporciona um aumento de qualidade e agrega valor ao produto na hora da venda.

O secretário adjunto da SAGRIMA, Antônio Gualhardo Prazeres, informou que além das sementes, também estão sendo distribuídos equipamentos, tais como plantadeiras e forrageiras e adubos e calcário. “Como fazemos todos os anos, também serão distribuídas no mês de outubro, sementes de milho e feijão”.

O presidente da AGERP, Tadeu Lima, lembrou que o Projeto de Desenvolvimento da Cultura do Arroz em Várzeas, visa resgatar a produção de arroz na região. “Com esta semente distribuída teremos um salto de qualidade e a padronização do arroz cultivado na região”, avaliou ele.

O gestor da regional da Agerp de Viana, Marlúcio Mendonça, explicou que a seleção dos agricultores beneficiados com as sementes foi feita pelos técnicos da AGERP. “Eles fizeram uma pesquisa com estes agricultores para que eles fossem inseridos no projeto. Com certeza essa semente vai dar um salto na qualidade e produtividade do arroz produzido na região, afirmou Marlúcio Mendonça.

Esta é a segunda variedade do arroz arariba. A primeira foi lançada em 2006. “Nós estamos lançando agora uma semente pura, pois a que distribuímos há 4 anos foi sendo multiplicada pelos agricultores e isso faz com que a semente vá perdendo a resistência”, explicou o pesquisador da Embrapa, Reginaldo Santos. “Nós enfrentamos diversos problemas com chuva, pragas e demora na colheita mas mesmo assim conseguimos uma produtividade de 3.033 quilos por hectares na produção desta sementes”, afirmou ele.

Também participaram da entrega simbólica das sementes, o gestor regional da AGERP de Santa Inês, José Laércio de Oliveira, o prefeito de Arari, Leão Santos, além de produtores e secretários municipais de agricultura da região.

Texto: Vitória Castro

Fonte: Sagrima