25/10/2021 11:11 am

Seminário da Sagrima alcança objetivos na integração de setores produtivos

 

“O objetivo do seminário foi plenamente atendido”, enfatizou o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima),Luiz Henrique Lula da Silva, sobre o Seminário de Participação Popular, realizado pela instituição. O evento, promovido no sábado (23), em Pinheiro, teve como tema ‘A produção sob o conceito da integração’.

O seminário debateu solicitações para elaboração de documento, sobre demandas da região da Baixada e dos Lagos, integrando a Carta Compromisso do Governo do Estado, com as 65 metas de gestão. “Tínhamos esse compromisso com o setor produtivo da região. Foi possível elaborarmos perspectivas de arranjos produtivos possíveis e, ao mesmo tempo, pedimos à sociedade civil que pudesse, junto com o poder público, demandar o Governo do Estado, por meio da nossa secretaria. O foco é fechar gargalos desses setores produtivos, para que eles possam avançar ainda mais”, frisou Luiz Henrique.

Com parceria das secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o evento reuniu entidades jurídicas organizadas, para discutir o trabalho intersetorial e transversal e sua influência na produção. Participam representantes de instituições do agronegócio dos municípios de Pinheiro, Santa Helena, Presidente Sarney, Pedro do Rosário e Turilândia.

 

Para a secretária adjunta de Relações Institucionais, Rosany Aranha, o seminário cumpriu seu propósito. “A avaliação é de realização. Finalmente concluímos uma etapa, que nos foi colocada desde 2019, como um dos 65 compromissos da gestão estadual. Estamos muito felizes, pois, articulamos com as regiões e concluímos a lista de demandas. Todas as ações convergiram positivamente para a agricultura familiar e agora, vamos fazer a avaliação deste levantamento e por me prática as ações”, disse.

“Foi uma honra participar desse evento e acho muito importante essa integração da agricultura, do setor produtivo com o desenvolvimento. E acho que deveria ser uma integração de todos os municípios que compõem a baixada, para que se consiga realmente fortalecer uma política de desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de todos os nossos conterrâneos. Fico muito honrado por ter participado. Para nós, é importante alavancarmos o setor produtivo e garantir melhores condições de vida aos produtores da região”, enfatizou o titular da Sagrima de Pinheiro, João Paulo Nogueira.


O próximo passo é o envio do relatório das demandas à Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), para que sejam avaliadas e concretizadas. Presentes ao evento, equipe da Sagrima e Seplan; secretários municipais das cidades de Pinheiro, Presidente Sarney, Pedro do Rosário e Turilândia; além de representantes de associações, sindicatos e entidades agrícolas e aquícolas das regiões.

Veja mais fotos.

 

Marca da SAGRIMA

 

 

A Missão da SAGRIMA é promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio, através de ações programadas que visem o aumento da produção e da produtividade de grãos, proteína vegetal e animal e fibras, da infraestrutura produtiva, a proteção e defesa agropecuária, da pesca e aquicultura e estabelecer mecanismos para orientar as decisões de agentes econômicos, produtores, comerciantes, importadores e outros, na alocação alternativa de recursos, e desenvolver e corrigir as falhas do mercado.

Contatos

Fones:

+55 (98) 3218-9700

+55 (98) 3218-9701

E-mails:

gabinete.sagrima@sagrima.ma.gov.br

Assessoria de Comunicação

ascom@sagrima.ma.gov.br

Endereço

Edifício Via Manhattan – 9º e 10º andares
Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35
Jd. Renascença

CEP: 65075-340

São Luís – Maranhão

Atendimento ao Público

Segunda a Sexta, entre 13h e 19h

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI