AgroBalsas 2023: Sagrima promove orientações técnicas de piscicultura para estudantes

Acessar fotos
18/05/2023

Dando continuidade à programação do Governo do Maranhão na AgroBalsas 2023, a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) promoveu, nesta quinta-feira (18), um momento de imersão na piscicultura para os estudantes do curso técnico de aquicultura, do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), campus São Raimundo das Mangabeiras.

No circuito Vitrine Viva, que conta com um tanque suspenso com peixes, os alunos aprenderam boas práticas de manejo, principais espécies de cultivo e tiraram suas dúvidas acerca do tema. Além dos estudantes, o espaço, que está promovendo a ação durante toda programação do evento, também vem recebendo produtores rurais entusiastas da piscicultura.

Durante as visitas do público, os técnicos da Sagrima abordam temas como nutrição de peixes; preparação e construção de viveiros; biometria e qualidade da água; comercialização e industrialização do pescado; doenças dos peixes; novas tecnologias; entre outros.  

Para o secretário da pasta, Diego Rolim, a AgroBalsas é um importante espaço para difusão de conhecimento. “A AgroBalsas é uma feira gigante, que promove um intercâmbio de conhecimento muito produtivo. Por isso, estamos aproveitando o espaço para difundir conhecimentos técnicos que fortaleçam nossas cadeias produtivas”, afirmou o secretário.  

Na tarde de quarta-feira (17), no auditório do Pavilhão Agro, a secretaria realizou um ciclo de palestras. Entre os temas debatidos, os técnicos abordaram agrometeorologia, serviços de crédito de carbono, a bioeconomia maranhense, entre outros. O objetivo foi capacitar produtores rurais, a fim de aumentar a eficiência e a sustentabilidade das produção agropecuárias do Estado.