Governo do Maranhão inicia neste sábado a entrega de benefícios do programa Tempo de Semear
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), dá início à etapa de entrega dos benefícios do programa Tempo de Semear neste sábado (1) e segue na próxima segunda-feira (3). Ao todo, mais de 900 agricultores receberão o auxílio financeiro de R$ 2 mil nesta primeira semana de entregas.
Os beneficiários selecionados pelo programa vão receber o auxílio através de cartão de débito, em parcela única, para compra exclusiva de sementes, insumos e equipamentos agrícolas. O valor só poderá ser utilizado em lojas agropecuárias autorizadas pelo programa.
No sábado (1º), as entregas ocorrerão para os agricultores dos municípios de Tuntum, Presidente Dutra, Jenipapo dos Vieiras e Fernando Falcão, no período da manhã, e de São Raimundo do Doca Bezerra, no turno da tarde. Ao todo, serão distribuídos 188 cartões.
Já na segunda-feira (3), a partir das 8h, as ações de entrega vão contemplar os agricultores de Loreto, São Domingos do Maranhão, Esperantinópolis e Pirapemas. Ainda na segunda, às 15h, será vez dos beneficiários de Sambaíba, Graça Aranha e Miranda do Norte. As entregas aos beneficiários da 1ª etapa do programa serão realizadas ao longo de todo o mês de novembro e início de dezembro.
Para o secretário Fábio Gentil, “com o Programa Tempo de Semear, estamos reafirmando o compromisso do nosso Governo com o homem e a mulher do campo. Esse programa representa mais do que um apoio financeiro, é uma oportunidade para que nossos agricultores familiares produzam mais, com dignidade e independência. Cada cartão entregue é um incentivo à produção local, ao fortalecimento da economia dos municípios e à geração de emprego e renda no interior do Maranhão”, ressalta.
Os eventos estão acontecendo nos próprios municípios ou nas regionais e, no ato de entrega, os agricultores deverão apresentar RG, CPF, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e comprovante de residência no município. Além disso, o beneficiário deverá assinar Termo de Adesão ao programa.
Caso o agricultor contemplado não possa comparecer na entrega dos cartões, poderá ser representado por qualquer membro da Unidade Familiar de Produção Agrária, devendo apresentar os documentos exigidos para participação no programa.
Ao longo da primeira semana, entre os dias 4 e 7 de novembro (terça a sexta-feira), as entregas serão realizadas, às 8h, nos municípios de São Raimundo das Mangabeiras, Governador Eugênio Barros, Poção de Pedras, Arari, Riachão, São Mateus, Lago dos Rodrigues, Carolina, Sítio Novo, Lago Verde, Olho d’Água das Cunhãs, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís. E, às 15h, em Dom Pedro, Vitória do Mearim, Anajatuba, Estreito, Bacabal e Rosário.
A lista dos beneficiários contemplados com o cartão Tempo de Semear, de lojas agropecuárias cadastradas e o cronograma de entregas podem ser consultados no site da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAGRIMA).
Sobre o programa
O Tempo de Semear busca oferecer maior agilidade e flexibilidade na aquisição dos produtos, permitindo que os agricultores aproveitem o período ideal de plantio e ampliem sua produção e aumentem sua produtividade.
O programa é voltado para produtores rurais familiares que receberão um auxílio financeiro no valor de R$ 2mil para aquisição de sementes, insumos e equipamentos agrícolas, em parcela única, via cartão de débito, e só poderá ser utilizado em lojas agropecuárias autorizadas pelo programa. Na 1ª etapa, o Tempo de Semear beneficiou 4 mil produtores rurais familiares em 100 municípios maranhenses.
Um dos destaques do programa é a determinação de que, no mínimo, 30% das vagas de cada município sejam destinadas às mulheres agricultoras. A medida visa corrigir desigualdades históricas e fortalecer o protagonismo feminino no campo.