Sagrima dialoga com agricultores e promove atendimento da DCAA durante o Viva Alcântara

A Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) esteve presente na programação do Projeto Viva Alcântara, uma grande ação social que aconteceu entre os dias 28 e 30 de novembro, na Praça da Matriz, no município de Alcântara, e contou com a participação de diversas secretarias e órgãos estaduais.
Durante os três dias de evento, foram promovidos diversos serviços e atendimentos voltados à saúde, cidadania, direitos humanos, qualificação profissional, assistência social, serviços jurídicos, entre outros, beneficiando diretamente os moradores da região.
O governador Carlos Brandão enfatizou a importância do projeto para a população e anunciou uma série de benefícios para a região. “Um momento de olhar, um olhar diferenciado para Alcântara, resgatando uma demanda histórica de combate ao racismo e de inclusão dos povos quilombolas. Estamos realizando um grande mutirão de cidadania, com a participação de todas as secretarias, atendendo às pessoas mais carentes e promovendo igualdade”, afirmou.
O secretário Flávio Viana destacou a participação da Sagrima no projeto. “São dezenas de serviços prestados aqui pelo Estado do Maranhão, pela Justiça Estadual, pela Justiça Federal, pelas secretarias e órgãos estaduais. E, sem dúvida alguma, a Sagrima não poderia deixar de estar presente neste momento de grande relevância. Estamos oferecendo nossos serviços e informações para que possamos melhorar e trazer para esse ambiente os serviços da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão”, ressaltou.
Durante o evento, o secretário Flávio Viana e os técnicos da SAGRIMA dialogaram com agricultores e ofereceram atendimento aos produtores rurais, esclarecendo dúvidas, orientando sobre o uso da Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA) e realizando solicitações do documento. O DCAA é essencial para dispensar o licenciamento ambiental e facilitar o acesso ao crédito rural.
Ao longo dos 3 dias de programação, foram realizadas 200 solicitações da DCAA’s, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável, o apoio ao setor produtivo e o fortalecimento das parcerias no campo.