Sagrima inicia etapa de pré-seleção de produtores rurais para o programa de melhoramento genético

Acessar fotos
25/10/2024

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) iniciou a fase de pré-seleção de produtores rurais que participarão do programa de melhoramento genético de rebanho bovino. A iniciativa, realizada em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), integra o programa +Pecuária Brasil e busca impulsionar a qualidade e produtividade da pecuária no estado por meio da aplicação de biotecnologias. 

Com o apoio das Secretarias Municipais de Agricultura, os técnicos da Sagrima estão aplicando questionário para averiguar se os rebanhos estão devidamente vacinados contra aftosa e brucelose, se os animais estão em atividade pecuária, se a propriedade possui curral em condição de uso, etc. As informações serão analisadas pela Conafer para identificar se os produtores estão dentro dos requisitos do programa. 

Para o secretário da Sagrima, Flávio Viana, o +Pecuária Brasil contribuirá para os avanços da pecuária maranhense. “Com a conquista do status de zona livre da aftosa sem vacinação, o Maranhão terá oportunidade de conquistar novos mercados e a parceria com a Conafer irá potencializar isso. A adoção de tecnologias avançadas contribuirá para a competitividade do nosso rebanho no mercado, além de evidenciar nossa preocupação com práticas mais sustentáveis”, destacou. 

Nesse primeiro momento, os técnicos da secretaria estão fazendo a pré-seleção de produtores da região do médio-sertão. Já foram visitados produtores dos municípios de Presidente Dutra e Buriti Bravo. Até o mês de novembro, a equipe terá realizado a aplicação do questionário aos produtores de Colinas, São João dos Patos, Mirador, Patos Bons, Jatobá, Sucupira do Riachão, entre outros da região. 

Após a fase de questionários e realizado o cadastramento, as informações serão encaminhadas para Conafer, que realizará a seleção dos produtores a serem contemplados. Nas etapas seguintes, os técnicos da Confederação visitarão os municípios para aplicação de hormônios estimuladores do cio e, em seguida, realizar a inseminação. 

Até o fim do convênio entre a Sagrima e a Conafer, serão cerca de 12 mil prenhezes de vacas confirmadas, sendo três mil prenhezes ao ano. O programa é voltado para o melhoramento genético de rebanhos de corte e leiteiro. No Maranhão, serão contemplados pequenos produtores, além de produtores oriundos da agricultura familiar.