Secretário Diego Rolim reúne-se na Sagrima com a Associação Maranhense de Suinocultores
Reunião foi de apresentação da associação ao secretário, que convidou o setor a ampliar a participação nas principais exposições agropecuárias do Maranhão este ano

Texto: Érika Rosa/Ascom Sagrima
A suinocultura deve ter uma presença forte nas principais feiras e exposições agropecuárias do Maranhão este ano. Este foi um dos assuntos tratados nesta segunda-feira (20), durante reunião do secretário da Sagrima, Diego Rolim, com o presidente da Associação dos Suinocultores do Maranhão (Assuima) e sócio da empresa Agromina (Agromina Agroindustrial Agricultura e Suínos Ltda), Bernardo Philipsen.
Foi uma reunião institucional para apresentação da associação ao secretário da Sagrima, que destacou a importância da suinocultura na pecuária maranhense. "A orientação do governador Carlos Brandão é de apoio ao setor agropecuário e a criação de suínos é uma atividade em expansão no Maranhão", afirmou Diego Rolim.
Durante o encontro, foram tratadas de algumas demandas dos criadores de suínos para a Sagrima e a expansão do segmento no Maranhão. Na oportunidade, o secretário Diego Rolim convidou a empresa Agromina, cuja sede é em Balsas, para participar de forma ativa da AgroBalsas - a ser realizada em maio -, e da Expoema, em setembro.
Bernardo Philipsen informou que há 31 criadores atualmente registrados na Associação dos Suinocultores do Maranhão, boa parte da região da Baixada. Confirmou que o consumo de carne suína está em alta no Maranhão e acrescentou que cerca de 70% dos custos com os suínos são com grãos e que há autossuficiência neste sentido.
Também participou da reunião a equipe técnica da Sagrima.
SAIBA MAIS
Atualmente, no sistema da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), o rebanho maranhense de suínos é de 385.684 cabeças, com um total de 25.972 suinocultores cadastrados.
O Maranhão tem avançado nos trabalhos em prol do adensamento das cadeias produtivas e um dos esforços tem sido expandir a produção de suínos no estado, visando atender aos mercados local e regional.
O Governo do Maranhão incentiva a realização de cadastros de produtores em todo o estado. Todos os estabelecimentos de criação de suínos devem ser cadastrados pelas secretarias de agricultura ou órgãos de defesa sanitária, a fim de que haja maior controle sanitário sobre o produto.